Prezado interessado,
A Paz do Senhor!

Bem-vindo ao Curso Teológico do ICET – Instituto Cristão de Educação Teológica.

Esta é a forma mais prática e acessível de se estudar a Palavra de Deus, sistematicamente.
Veja, a seguir, as principais informações sobre o Curso de Teologia de sua preferência, baseadas nas perguntas mais frequentes.

1. Que Curso Teológico é este?

É um programa evangélico de Teologia, entre os denominados “Cursos Livres”, apresentado em dois Ciclos:
• Ciclo I: que pode ser estudado ou como Básico ou como Médio.
• Ciclo II: Avançado, semelhante ao Bacharel, a ser lançado em 2021.
Oferecemos o melhor conteúdo didático e elaborado especialmente para aqueles que almejam aprender, com eficácia, as Sagradas Escrituras, as quais o nosso Senhor Jesus Cristo declarou serem alimento essencial para a nossa alma (Mt 4.4). O Curso é fundamentado na sã doutrina da Palavra de Deus.
A linha doutrinária do Curso é a “Pentecostal-Clássica”.
Não há vídeo-aulas neste programa; o aluno estuda o manual que já é autodidático, individualmente. Entretanto, como escola afiliada à Aetal, os alunos do ICET têm, à disposição, subsídios acadêmicos através de livre acesso à plataforma digital www.clubedoestudanteteologico.com.br com os mais variados artigos teológicos.

2. Qual o Sistema de Ensino?

O ICET utiliza o sistema EAD/individual, fornecendo os melhores manuais autodidáticos (um para cada disciplina) com orientações didático-pedagógicas e exercícios de avaliação de aprendizagem baseados em objetivos didáticos.
Cada matéria exige a realização de 05 provas.

3. Quais os manuais de estudo utilizados no Curso Teológico do ICET?

O ICET utiliza simplesmente os melhores e mais atualizados manuais autodidáticos já produzidos para estudo teológico individual: os da Editora Sã Palavra, os quais possuem importantes diferenciais, como:

Orientação didático-pedagógica em cada lição, visando a otimizar o processo de aprendizagem.
Abordagem integral dos livros bíblicos.
Estilo linguístico refinado para uma melhor compreensão do assunto.
Capa com acabamento em laminação fosca e verniz UV de reserva.

4. Quantas e quais são as disciplinas do Curso?

A matriz curricular do Ciclo I se apresenta com 18 matérias, listadas uma a uma, logo a seguir.
Os manuais de estudo, um para cada matéria, atendem tanto ao nível Básico como ao nível Médio do Curso de Teologia, dependendo apenas da forma de estudo que o aluno escolher no ato da matrícula.
O conteúdo curricular contempla 4 áreas distintas, sendo: Bíblia, Teologia, Ministério Eclesiástico e Educação Geral.

5. Quantos créditos acadêmicos tem cada disciplina cursada e aprovada?

Ensino Básico: 01 crédito / total de 18 créditos (equivalendo a 15 horas-aula de estudo indiv. / total 270 h/a).
Ensino Médio: 02 créditos / total de 36 créditos (equivalendo a 30 horas-aula de estudo indiv. / total 540 h/a).
Obs.: Estas informações constarão no Histórico Escolar do aluno.

6. Existe suporte acadêmico ao aluno?

Sim! As possíveis dúvidas dos alunos, relacionadas exclusivamente ao assunto da disciplina em estudo, são sanadas pelo Conselho Acadêmico do ICET através do encaminhamento para o e-mail da Secretaria do Curso (contato@icet.teo.br).

7. E quanto ao Reconhecimento do MEC?

O Curso Teológico do ICET, assim como a grande maioria dos cursos teológicos no Brasil, não tem o Reconhecimento do MEC devido seu enfoque ser Eclesiástico/Sacerdotal. Assim, a prioridade do ICET é a formação de líderes para Igreja de Cristo, e o enlevo espiritual daqueles que apenas almejam se aprofundar no conhecimento das Sagradas Escrituras. Vale ressaltar também que o MEC não reconhece Curso de Teologia nos níveis Básico e Médio de nenhuma escola, apenas o Bacharelado.

MATRIZ CURRICULAR

CICLO I: Básico/Médio

Bibliologia

Disciplina 01/18

Trata de assuntos relacionados à Bíblia – livro sagrado que é a base confiável da Teologia.
O conteúdo desta matéria leva o aluno a uma melhor compreensão das Sagradas Escrituras, como a Palavra de Deus revelada ao homem.
Os temas abordados são: características sobrenaturais da Bíblia; A formação do cânon bíblico; Os períodos do AT e do NT; Os livros do AT e do NT, e seus respectivos autores e temas.

(20x26cm – 184pp)

O Pentateuco

Disciplina 02/18

Trata sobre os cinco primeiros livros da Bíblia e seu conteúdo como: a origem do Universo, do homem e de tudo o mais que Deus criou; a queda do homem; o Dilúvio e suas consequências; o surgimento do povo escolhido de Deus; a vida e a missão de José apresentado como um tipo de Cristo; a saída dos israelitas do Egito sob a liderança de Moisés; as instruções e leis que norteariam a vida do povo de Deus; e o culto religioso dos hebreus.

(20x26cm – 192pp)

Os Livros Históricos

Disciplina 03/18

Aborda uma coleção de 12 obras que registram 1.000 anos de história da nação de Israel, indo desde sua entrada na Terra Prometida até o seu retorno do cativeiro.
Nesta matéria, o aluno estuda temas fascinantes como: a conquista de Canaã, o período dos Juízes, o Reino unido sob a monarquia de Saul, Davi e Salomão, o Reino dividido, os 70 anos do cativeiro babilônico e o retorno dos israelitas à sua terra natal.

(20x26cm – 192pp)

Os Livros Poéticos

Disciplina 04/18

Esta matéria trabalha cinco livros bíblicos do Antigo Testamento que também dividem-se em:
a) Livros Devocionais (Jó, Salmos e Cantares)
b) Livros Didáticos (Provérbios e Eclesiastes)
Há ainda uma classificação para os livros de Jó, Provérbios e Eclesiastes como Livros de Sabedoria.
As produções literárias de que trata este manual de estudo destacam questões relacionadas ao dia a dia da vida com Deus para uma caminhada vitoriosa de fé.

(20x26cm – 160pp)

Os Livros Proféticos I

Disciplina 05/18

Trata sobre os quatro livros de três Profetas Maiores: Isaías, Jeremias, Lamentações e Ezequiel, com seus conteúdos como: mensagens de santidade e juízo iminente do Senhor; mensagens não só de juízo e condenação, mas de esperança, anunciando a substituição da antiga aliança por uma firmada em novas bases de intimidade; duras mensagens de juízo a Israel e às demais nações, e a grande restauração de Israel por meio de um remanescente fiel.

(20x26cm – 184pp)

Os Livros Proféticos II

Disciplina 06/18

Os livros dos doze Profetas Menores estudados nesta matéria compõem a última seção do AT. O aluno verá que este conjunto de livros proféticos representa raras pérolas da vasta literatura veterotestamentária, e seu conteúdo é recheado de termos como: o Dia do Senhor; o justo viverá pela fé; e a justiça de Deus, dentre outros, sendo, assim, extremamente profundo e relevante no estudo da história do povo de Deus.

(20x26cm – 192pp)

Os Evangelhos

Disciplina 07/18

Esta matéria leva o aluno a viajar pelo tempo em que Jesus esteve exercendo o Seu ministério na Terra.
Os quatro Evangelhos registram muito do que Cristo fez e ensinou, enquanto esteve com Seus discípulos, como, por exemplo, os milagres que Ele operou, a forma como nos ensinou a orar, as lições que nos deixou, as curas que realizou e Suas palavras de ânimo para que vencêssemos as lutas desta vida.

(20x26cm – 204pp)

O Livro de Atos

Disciplina 08/18

A segunda obra literária escrita por Lucas tem como objetivo retratar o cumprimento da profecia sobre a descida do Espírito Santo e a capacitação dos discípulos de Cristo para testemunhar as boas-novas da salvação.
O aluno estuda nesta matéria sobre o surgimento da Igreja, seus primeiros desafios, as expedições missionárias iniciais, e o avanço de um povo santo que crescia e se multiplicava por várias regiões.

(20x26cm – 156pp)

As Epístolas Paulinas I

Disciplina 09/18

As Epístolas Romanos e Gálatas constituem-se no grande tratado teológico de Paulo, onde o apóstolo trabalha temas como: a justificação do crente pela fé e a liberdade em Cristo.
Neste manual, o aluno estuda sobre a justiça de Deus, a fé centralizada em Cristo, a questão do pecado, a Lei e o plano divino para judeus e gentios, a justificação pela fé com foco no combate do ensino dos judaizantes; e a salvação pela graça, mediante a fé, entre outros assuntos.

(20x26cm – 184pp)

As Epístolas Paulinas II

Disciplina 10/18

As Epístolas 1 e 2 Coríntios contêm as grandes intervenções de Paulo para corrigir práticas equivocadas em uma igreja local.
Assim, esta matéria trata sobre questões relacionadas a desvios comportamentais, problemas conjugais, questões de imoralidade, mau uso dos dons espirituais, e o sofrimento do apóstolo no exercício de suas atividades, dando ênfase à revelação do Evangelho que recebeu diretamente de Cristo.

(20x26cm – 188pp)

As Epístolas Paulinas III

Disciplina 11/18

Nesta disciplina, o aluno estuda sobre o maior tratado eclesiológico do NT, destacando: a edificação do corpo de Cristo; atitudes de gratidão; compêndios de Cristologia; a segunda vinda de Cristo; a manifestação do Anticristo; o combate aos falsos ensinos; e, por fim, estímulo ao amor cristão e ao perdão. As nove epístolas estudadas nesta matéria revelam muito da vontade de Deus para a vida do crente, dos seus líderes e da Igreja.

(20x26cm – 192pp)

A Epístola aos Hebreus

Disciplina 12/18

Esta é uma carta de conteúdo profundo e confrontador. Seus escritos destacam a superioridade de Cristo em Seu sacerdócio, e combate a mentalidade daqueles que estavam abandonando a vida cristã para se voltarem às velhas práticas do Judaísmo.
A epístola trabalha temas que servem como ponte entre o AT e o NT, bem como se constitui na melhor base para a compreensão do Livro de Levítico e vice-versa.

(20x26cm – 168pp)

As Epístolas Gerais

Disciplina 13/18

Nesta matéria, o aluno estuda as sete também chamadas “Epístolas Universais” que trazem instruções para o viver cristão diário; encorajamento para se enfrentar os desafios da vida; estímulo para viver como verdadeiros discípulos de Cristo; conceito de juízo e da necessidade de se combater os falsos ensinos e heresias; a importância da hospitalidade; o combate à arrogância espiritual; e o estímulo para que os crentes permaneçam firmes na fé, entre outros assuntos.

(20x26cm – 168pp)

Os Livros Escatológicos

Disciplina 14/18

Esta matéria contempla dois livros escatológicos da Bíblia, em conjunto: Daniel e Apocalipse.
O manual aborda pontos fascinantes como: os sonhos de Nabucodonosor; as visões de Daniel sobre o presente e o futuro; as cartas às sete igrejas da Ásia; a visão dos selos e das trombetas; o embate de Deus e Cristo contra Satanás; as profecias sobre a vinda de Cristo, incluindo os fatos que antecederão e sucederão tão grande evento; e os novos céus e a nova Terra.

(20x26cm – 200pp)

História Eclesiástica I

Disciplina 15/18

Esta matéria cobre a primeira parte do estudo (a segunda é estudada no Ciclo II) e abrange desde o Pentecostes até a Reforma.
O manual apresenta pontos que marcaram fortemente a trajetória da Igreja, como: as primeiras perseguições; as condições sociais e políticas da época; o surgimento dos movimentos heréticos; os chamados “Pais da Igreja”; os dias de Constantino; a Idade Média; e, finalmente, a Reforma Protestante iniciada pelo monge católico, Martinho Lutero.

(20x26cm – 168pp)

Homilética

Disciplina 16/18

Esta matéria traz para o aluno pontos relevantes da Homilética como seu significado e suas principais regras. E mais: as bases de um sermão e seus diferentes estilos; como preparar um sermão; como elaborar um tema para a mensagem; subsídios para a apresentação do sermão etc.
Este estudo é fundamental para uma boa apresentação e uma comunicação eficaz entre o pregador e os ouvintes da Palavra de Deus.

(20x26cm – 184pp)

Religiões Mundiais

Disciplina 17/18

A origem e a história das principais religiões mundiais, bem como as refutações bíblicas a elas, são apresentadas nesta matéria, além dos pontos mais importantes do que pregam os maiores grupos religiosos, como: o Catolicismo, o Islamismo, o Budismo, o Hinduísmo, as Testemunhas de Jeová etc.
Com subsídios extraídos das Sagradas Escrituras é certamente possível combater as práticas contrárias à Palavra de Deus.

(20x26cm – 192pp)

Evangelismo & Missões

Disciplina 18/18

Evangelização é o objetivo principal da Igreja na Terra. Não há como pensar em outra atividade da Igreja sem, antes, cumprir o “ide” imperativo do nosso Senhor Jesus.
Nesta matéria, o aluno estuda sobre o evangelismo nos âmbitos local, nacional e transcultural; o evangelismo pessoal e o evangelismo em massa; bem como outros assuntos relacionados diretamente a esta nobre missão da Igreja.

(20x26cm – 188pp)


APRESENTAÇÃO E MATRIZ CURRICULAR

0

Classificação 0 / 0 votos

Deixe seu voto para nós


WhatsApp